Uma imersão na inovação e empreendedorismo

*Luiz Omar Pichetti
Participei como representante do Legislativo Municipal da Missão Startup Summit 2025 sob a coordenação do Sebrae de Barra do Garças – MT.
Nosso destino foi Florianópolis – SC e, além de dois dias produtivos de visitas técnicas, participamos do Startup Summit que atraiu mais de 10.000 pessoas presenciais, mais de 200 palestrantes, centenas de Startups e premiação aos vencedores do Programa Acelera SC, cujo foco é apoiar empreendedores. Foi um evento marcante que conectou Startups, investidores, empresas, poder público, comunidade acadêmica e formadores de opinião do Brasil e exterior.

A capital Catarinense tem características naturais e urbanísticas e um ambiente favorável à conexão dos atores do ecossistema da inovação. A solidez, a cultura da inovação, o espírito empreendedor e pensamentos sustentáveis, transformaram a cidade e as relações de trabalho.
Iniciado há mais de 40 anos o Pólo Tecnológico Local transformou a economia e para tal, conta com a participação direta da Academia (UFSC e UDESC), Poder Executivo e das iniciativas privadas.
Conceituando, startups são empresas jovens e inovadoras que buscam um modelo em escala, visando crescer rapidamente em condições de incerteza,

Diversas entidades compõe o ambiente de inovação de Santa Catarina, dentre as quais:
CERTI – Centro de Referência em inovações tecnológicas que é uma Fundação Independente sem fins lucrativos, fundada em 1.986.
ACATE - Associação Catarinense de Tecnologias, representante do empreendedorismo inovador, apoia o ecossistema local, das startups às empresas de grande porte. Representa mais de 17.000 empresas associadas composta por quatro centros de inovação.
CELTA – Incubadora da Fundação CERTI. Atualmente reconhecida como a melhor incubadora do Brasil, atenta aos novos movimentos do ecossistema de inovação, proporcionado ambiente para aproximação e networking entre startups e grandes empresas, promovendo inovação e negócios com 95% de sobrevivências das empresas incubadas.
PARQUE SAPIENS
É uma Sociedade de Propósito Específico – SPE, controlada pelo Governo de SC. Parque de inovação com estrutura para abrigar empreendimentos, projetos e iniciativas com o objetivo de atrair, desenvolver e integrar iniciativas sustentáveis e competitivas.
Vimos muitos casos de sucesso, em tempos de revolução digital constatamos que inovar implica em mudanças culturais, criação de um espírito de inovação, participação do governo, iniciativa privada e universidades.
Creio que o ecossistema de Florianópolis pode ser replicado em municípios do interior, apesar dos obstáculos, cada um com suas particularidades, afinal, inovação e empreendedorismo transformam realidades.
Qualquer mudança passa pela tecnologias e Inteligência Artificial – I.A, educação e empreendedorismo, fomento e cidades inteligentes.
Muitos sãos os desafios, mas com a parceria do Sebrae a viabilidade de sucesso é real.
Luiz Omar Pichetti - Secretário Geral da Câmara Municipal de Água Boa - MT
