Comissão Especial da Câmara realizou a 1ª reunião sobre as ações de enfrentamento da COVID-19 com o Secretário de Saúde de Água Boa

sessaocomissao 10Na tarde da terça-feira, dia 21 de julho, a comissão especial da Câmara para enfrentamento da COVID-19, composta pelo presidente Luis César de Lara Pinto Filho (Cesinha) e pelos vereadores Renato Beraldo, Sandro Lúcio Aleixo (Papagaio) e Leonardo Leite Ribeiro (Léo Enfermeiro), realizou a primeira reunião, com a presença do Secretário de Saúde de Água Boa, Jader Luis de Araújo Mendes Bahia, e demais vereadores.

A comissão, criada a partir do Projeto de Resolução nº 006/2020, de autoria do presidente, vereador Cesinha, tem por finalidade acompanhar as ações do Executivo Municipal, voltadas para o enfrentamento da COVID-19, bem como a aplicação dos recursos próprios e os transferidos pela União e Estado de Mato Grosso, com acompanhamento de todas as contratações de bens e serviços ocorridas com ou sem dispensa de licitação e monitoramento do impacto orçamentário e financeiro decorrente da diminuição da arrecadação e das transferências recebidas. “Além de acompanhar de perto as ações da administração em relação ao enfrentamento do coronavírus, e sanar as dúvidas da população, a comissão também irá sugerir novas ações, pois acreditamos que o momento pede união e mais colaboração e é isso que os vereadores estarão fazendo, pelo bem da saúde dos cidadãos de Água Boa. “ Disse Cesinha.

De início, Jader Bahia apresentou um relatório sobre a situação atual da pandemia no município, com dados concretos sobre a contaminação do vírus, por bairro, faixa etária e gênero. Segundo ele, o contágio está acontecendo principalmente entre as pessoas economicamente ativas, que necessariamente precisam circular mais. Conforme sua interpretação, a doença ainda não chegou no pico de contaminação, por isso a situação continua exigindo rigor, não somente na manutenção dos protocolos de assistência farmacêutica e atendimento clínico, mas também nas formas de prevenção pela população. “ Os maiores desafios em relação ao enfrentamento do coronavírus no município de Água Boa são a falta de conhecimento sobre a doença e as informações falsas que são divulgadas em redes sociais. A secretaria de saúde é transparente em suas ações e disponibiliza, em tempo real, no site da Prefeitura Municipal, todas as informações referentes a COVID-19 no município, como também a veiculação de campanhas de prevenção em outros meios de comunicação. “ Ressaltou Jader Bahia.

Na oportunidade, os vereadores fizeram vários questionamentos ao secretário, como em relação à disponibilização dos medicamentos indicados ao tratamento da doença; repasses do governo federal; exame de tomografia; UTI no Hospital Regional e novas ações de combate a COVID-19. O secretário respondeu a todas as questões. Em relação aos medicamentos, informou que o estoque está dentro na normalidade. Quanto ao repasse do Governo Federal, a secretaria recebeu por enquanto, R$ 200 mil, que já está sendo utilizado para cobrir as despesas. Em relação ao exame de tomografia, como auxílio ao diagnóstico do vírus, se o profissional médico solicita o exame, o mesmo está sendo disponibilizado, sem custo, ao paciente. O projeto de instalação da UTI no Hospital Regional está em andamento e a previsão é que os leitos estejam funcionando na primeira semana de agosto. O secretário informou que duas novas ações estão sendo previstas para reforçar o combate ao coronavírus: abertura do Centro Municipal de Saúde aos sábados e domingos, por 12 horas diárias, a partir do dia 1º de agosto até final do mês de setembro; e a compra de um equipamento que realiza testes rápidos qualitativos.

• sessaocomissao
  • sessaocomissao_10