Projeto da Cota Zero da Pesca é debatido em Água Boa

pesca 2A Assembleia Legislativa realizou, hoje (10), em Água Boa, audiência pública para debater o Projeto de Lei 668/2019 que institui mudanças na Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e regula as atividades pesqueiras. A audiência foi proposta pelo Dep. Dr. Eugênio, que pretende discutir amplamente com o Vale do Araguaia, os impactos que a lei pode causar na vida dos pescadores, e assim oferecer um projeto alternativo, que garanta a subsistência de quem depende diretamente da pesca e a preservação dos rios e consequentemente a produção de peixes.

Um grande público marcou presença no plenário da Câmara de Vereadores, entre eles, autoridades do município de Água Boa, Canarana, Nova Xavantina, Nova Nazaré, Gaúcha do Norte, Araguaiana e Campinápolis, como também representantes de sindicatos, empresas, imprensa e população em geral.

A audiência provocou um debate intenso, onde foram colocados vários pontos-de-vista, principalmente a favor de medidas protetivas à atividade de pesca. O vereador Cesinha, representando o Poder Legislativo do município de Água Boa, parabenizou o deputado pela iniciativa e deixou claro que os agentes públicos não podem prejudicar ninguém e sim acatar o que a maioria decidir, por isso a audiência é de suma importância.

O famoso pescador esportivo profissional Johnny Hoffmann, veio direto de Manaus e trouxe uma nova visão para a situação em que se encontram as atividades pesqueiras no estado e defendeu o investimento em pesca esportiva, que segundo sua análise, é um lazer que fomenta a economia e acaba se tornando uma boa alternativa de renda para as pessoas que dependem da pesca para sobreviver. “As medidas precisam ser analisadas com cautela, mas não temos dúvida de que alguma coisa precisa ser feita, para garantir que os rios voltem a ter peixe e os pescadores tenham uma garantia de subsistência”, indagou o pescador profissional.

O requerente da audiência, Dep. Dr. Eugênio, esteve atento a tudo que foi discutido e prometeu analisar todos os dados com sua equipe, para fazer as readequações necessárias ao Projeto de Lei.

Essa é a terceira audiência, referente ao tema, sendo realizada no Vale do Araguaia e muito ainda deve ser discutido em todo o estado, para que o projeto seja deliberado.

pesca 4 pesca 3 pesca 5

pesca pesca 7