Água Boa pode gerar sua própria energia

audiencia130919 7A Câmara de Vereadores de Água Boa, realizou na sexta-feira (13.09), uma Audiência Pública para explanar e discutir sobre a implantação de uma usina municipal geradora de energia solar fotovoltaica, no município. O requerimento, solicitando a referida audiência, é de 21 de maio de 2018, de autoria do vereador Fernando de Melo Quintanilha, responsável pelo planejamento e realização da audiência.

A audiência contou com a presença do presidente da Câmara, Luis César de Lara Pinto Filho, dos demais vereadores Sandro Lúcio Aleixo, Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão, Alan Apio, Marilene Teresinha Estefano e José Ari Zandoná, a Vice-prefeita Rejane Garcia, os secretários municipais Luis Omar Pichetti, Germano Zandoná e Cristiano Seibel Dalla Costa, o deputado estadual José Eugênio de Paiva, o prefeito de Nova Nazaré João Teodoro Filho, representantes de entidades e população em geral.

Os palestrantes, Paulo Lopes, da Ecoenergy, Humberto Vasconcelos, da VVG Engenharia e Douglas Sukamoto, da Eco Energias Renováveis, explanaram sobre a viabilidade técnica da energia solar, confirmando as vantagens do sistema, principalmente em termos de economia e sustentabilidade. Vale ressaltar que o município gasta hoje em torno de R$ 240 mil por mês em energia elétrica.

Segundo uma simulação realizada pelo vereador autor, Fernando de Melo Quintanilha, o custo de implantação da usina fica em torno de R$ 8 mi, que através de financiamento, geraria uma parcela de R$ 170 mil por mês, durante cinco anos. Sendo assim, a economia seria muito grande e por isso a ideia é muito bem-vinda. O primeiro passo foi dado e serviu também de modelo para outros municípios do Vale do Araguaia.

Assista a audiência, na íntegra, no canal da Câmara no youtube:https://www.youtube.com/camaradeaguaboamt

audiencia130919 3 audiencia130919 4

audiencia130919 audiencia130919 2