Água Boa tem um novo cartão postal

19Neste sábado, dia 27 de julho, com muita expectativa foi inaugurado, em Água Boa, o Espaço Ecológico de Lazer Vale dos Ipês, uma bela área verde, no centro da cidade, voltada para o lazer das famílias água-boenses.

O local, que hoje está totalmente recuperado, já foi um antigo lixão com espaço ocupado pelo mato e por uma grande erosão, que oferecia risco às residências próximas.  Essa erosão se ramificava em forma de voçoroca, um fenômeno que consiste na formação de grandes buracos, causados pela água da chuva e mau tempo. Da forma como estava, a vegetação não protegia o solo que acabou ficando pobre e infértil.

Com o objetivo de conter a enorme erosão e recuperar o solo, um trabalho ordenado foi sendo realizado pela Prefeitura Municipal com ajuda da comunidade, que foi depositando toneladas de materiais contendo restos de materiais de construção e de biomassa, proveniente de raízes e troncos de árvores. Assim, após um longo período, a área foi se transformando e o solo voltou a ficar rico e fecundo. A partir daí o projeto do Espaço Ecológico de Lazer Vale dos Ipês foi se tornando realidade, com o plantio de grama e de aproximadamente três mil mudas de árvores, com predominância de espécies de Ipês.

Muitas pessoas prestigiaram a solenidade e puderam comprovar de perto a excelente infraestrutura com pista de caminhada asfaltada, meio fios, parque infantil, academia, pergolados, lixeiras, pequenas mesas com bancos e a iluminação toda em LED, que traz segurança no período da noite.

“Hoje inauguramos essa obra que tem um impacto muito positivo para a nossa cidade, com recursos próprios. É o resultado de uma luta que começou em 2014 e que hoje é um sonho realizado. Quero agradecer imensamente o apoio de todos os envolvidos e especialmente os vereadores de Água Boa, que nos apoiaram e entenderam a magnitude do projeto e o que ele se tornaria. Juntos podemos fazer sempre mais pela nossa cidade”, disse o Prefeito Mauro Rosa da Silva.

Entre as autoridades, estiveram presentes os vereadores Luis César de Lara Pinto Filho (Cesinha), Sandro Lúcio Aleixo (Papagaio), Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão (Quincão), Leonardo Leite Ribeiro, Renato Beraldo da Silva, Alan Rodrigo Apio, José Ari Zandoná e Adelar Fusinato (Bibelô), a Vice Prefeita Rejane Garcia, os secretários Luiz Omar Pichetti, Fábio Tadeu Weiler, Cristiano Seibel Dalla Costa, Jader Bahia, Agnaldo Lansoni, Germano Zandoná e o ex-vice-prefeito Lírio Magioni.

“Isso é o resultado de muita responsabilidade com o zelo do dinheiro público, por parte do Executivo e Legislativo. A Câmara Municipal apoia e confia no trabalho que vem sendo feito pela administração e parabeniza por essa grande obra de recuperação ambiental, que é motivo de orgulho para o água-boense”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Cesinha.

Pela alegria dos presentes, ficou constatado que o Espaço Ecológico de Lazer Vale dos Ipês é o mais novo cartão postal de Água Boa. Vale a pena conhecer e preservar. O horário de funcionamento é das 5h às 9h e das 17h às 21h, todos os dias da semana.