Castração de animais foi pauta de reunião na Câmara Municipal de Água Boa

castracaoanimais 3Aconteceu nesta manhã de quarta-feira (17.07), nas dependências da Câmara Municipal de Água Boa, uma reunião para discutir sobre a criação de um programa para castração de animais no município. Estiveram presentes os vereadores Alan Rodrigo Apio e Adelar Fusinato, a Defensora Pública Dra. Carolina Renee Pizzini Weitiewic, o representante do INDEA Francisco Souto, as representantes da Vigilância Sanitária Erica Bettanin e Odeny Perego, as representantes do Movimento Resgate dos Animais Melina Shabler Salvadori e Telma Reginato Araujo, a Médica Veterinária e Proprietária da Clínica Veterinária PROVET Dra. Flávia Lanfredi Guimarães, o representante do CODEMA Anderson Vilela e o Secretário Municipal de Saúde Jader Luís de Araújo Mendes Bahia.

Foram discutidas algumas medidas para a solução do problema em questão. Uma forma abordada foi a criação de um convênio com clínicas veterinárias particulares, que se destinaria para castração de animais de pessoas de baixa renda e animais abandonados. A Defensora ressaltou a importância de mudanças na legislação que garantam ações a curto prazo, como a definição na quantidade de animais por domicílio e as condições que esse proprietário deva garantir. As colaboradoras do Movimento Resgate dos Animais falaram sobre a importância da conscientização sobre os cuidados com seus animais de estimação, como estar com a vacinação em dia e prover um local adequado para o animal.

O Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia estabeleceu um prazo de 30 dias para apresentar um relatório contendo um número de animais aproximado por domicílio em Água Boa, para isso ele utilizará seus agentes de saúde. Informações como esta são importantes para elaboração de ações eficientes nessa área.

Na ocasião ficou definido que haverá uma reunião com o Prefeito Municipal Mauro Rosa e os Secretários Municipal de Saúde e Meio Ambiente para discutir a disponibilidade de orçamento para um programa desse tipo. Uma nova reunião está marcada para o dia 26 de agosto para debater os avanços estabelecidos a partir da reunião de hoje.

castracaoanimais castracaoanimais 2