IX Legislatura
IX Legislaturaa
BIÊNIO 2017 a 2018
A Câmara Municipal de Água Boa, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o Art. 20 da Lei Orgânica, no dia 01 de janeiro de 2017 através de Sessão Solene deu posse aos Vereadores, Prefeito (Mauro Rosa) e Vice-Prefeita (Rejane Schneider Garcia), eleitos para o quatriênio (2017/2020), IX Legislatura do Município de Água Boa, Estado de Mato Grosso. A Solenidade de Posse foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor José Ari Zandoná, nos termos do § 1º do Art. 10º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Água Boa – MT.
População de Água Boa, Lotou Plenário José Nogueira Paniago Para prestigiar.
A IX Legislatura da Câmara Municipal de Água Boa, eleita para 2017 / 2020 ficou composta pelos seguintes Vereadores:
Adelar Fusinato (Bibelo) - DEM - Eleito com 1450 votos - 6º Mandato Por Água Boa - Vice-Prefeito 1997/2000
Renato Beraldo da Silva – PSD - Eleito com 528 votos - 1º Mandato Por Água Boa
Luís César de Lara Pinto Filho – PR - Eleito com 461 votos - 2º Mandato Por Água Boa
Jonathan Silveira Roberto – PR - Eleito com 450 votos - 2º Mandato Por Água Boa
Alan Rodrigo Apio – PR - Eleito com 366 votos - 1º Mandato Por Água Boa
José Ari Zandoná – DEM - Eleito com 363 votos - 8º Mandato Por Água Boa
Sandro Lucio Aleixo – PP - Eleito com 347 votos - 2º Mandato Por Água Boa
Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão – PMDB - Eleito com 341 votos - 4º Mandato Por Água Boa
Leonardo Leite Ribeiro – PMDB - Eleito com 340 votos - 1º Mandato Por Água Boa
Marilene Teresinha Estefano – PMDB - Eleito com 317 votos - 1º Mandato Por Água Boa
Fernando de Melo Quintanilha – PRB - Eleito com 229 votos - 1º Mandato Por Água Boa
Conforme determina o regimento interno da casa na sequencia da posso dos vereadores eleitos, teve início a votação para eleição da mesa diretora que conduzirá a Câmara Municipal no Biênio 2017/2018, sento todos os membros eleitos por unanimidade:
Presidente - José Ari Zandoná – DEM
Vice-Presidente - Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão – PMDB
1º Secretário - Luís César de Lara Pinto Filho – PR
BIÊNIO 2019 a 2020
Em 1° de janeiro de 2019, às 8 horas, tendo por local o Plenário da Câmara Municipal, foi realizada mais uma eleição para a nova composição da Mesa Diretora, para dirigir os trabalhos legislativos do biênio 2018/2019. Num ato democrático foi votado e assim composta a Mesa Diretora:
- Presidente: Luis César de Lara Pinto Filho
- Vice-Presidente: Sandro Lúcio Aleixo
- 1° Secretário: José Ari Zandoná
- 2° Secretário: Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão
A Comissão Única da Câmara Municipal ficou constituída pelos vereadores que não estão fazendo parte da Mesa Diretora, sendo assim definido:
- Presidente: Alan Rodrigo Apio
- Vice-Presidente: Leonardo Leite Ribeiro
- Relator: Adelar Fusinato
- Membro: Fernando de Melo Quintanilha
- Membro: Marilene Teresinha Estefano
Neste biênio tiveram 30 sessões legislativas, sendo elas:
21 sessões ordinárias; 3 sessões extraordinárias e 6 sessões solenes.
No ano de 2019, o legislativo apresentou diversos estudos para melhorias neste município, sendo estes apresentados:
- 48 Projetos de Lei Legislativo e 19 de Resolução de autoria dos Legisladores dessa Casa;
- 58 Moções a diversas pessoas que reconhecidamente mereceram o título, por prestarem relevantes serviços à comunidade de Água Boa;
- 206 Indicações nos quais solicitava alguma providência sobre problemas oriundos da zona rural ou urbana de nosso município;
- 59 Requerimentos de autoria dos Vereadores solicitando ou questionando órgãos ou entidades governamentais sobre assuntos pertinentes ao município e região;
- 90 Pareceres da Comissão Única que incansavelmente emitiram pareceres a todos os projetos de lei, tanto do Executivo Municipal quanto os de autoria dos Vereadores;
No primeiro trimestre de 2019, foi finalizada a construção do novo Prédio Administrativo da Câmara Municipal, um espaço amplo, moderno, eficiente e totalmente integrado ao prédio antigo, seguindo todas as normas de acessibilidade.
No mês de fevereiro, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Luis César de Lara Pinto Filho, fez nova contratação de funcionário, Cássia Gabriela Pilz, atuando no cargo comissionado de assessora da secretaria geral.
Em 18 de março de 2019, foi sancionada a lei que permitiu a contratação de estagiários para a Câmara Municipal, projeto de lei apresentado pelo presidente vereador Luis César de Lara Pinto Filho. O programa busca abrir espaço na administração pública para jovens que sejam dinâmicos, tenham senso de organização e liderança, que estejam dispostos a prestar serviços ao público, contribuindo para que o Legislativo se torne uma instituição mais eficiente em todas as suas áreas de atuação. Sendo assim, a Câmara Municipal realizou a contratação de cinco estagiários: Erick Alves Schmieder, Junior Martins da Silva, Wagna da Silva Vasconcelos Luz, Gabriela Figueiro Kulmann e Carla Strzelecki Vilela.
No mesmo mês, foi realizada a primeira ação inovadora do projeto “Câmara Cidadã”, com uma pesquisa de opinião junto aos cidadãos água-boenses que compareceram no plenário, para o cadastramento biométrico eleitoral. A pesquisa buscou saber os anseios da população, sobre o que precisa ser melhorado no município. O resultado da pesquisa foi apresentado em forma de relatório, ao Executivo Municipal, no dia 13 de maio de 2019.
No dia 10 de abril, a Câmara inova mais uma vez e lança o CâmaraZap, um canal direto do cidadão com a Câmara Municipal através do WhatsApp, pelo número (66)3468-1113. Esse canal foi criado para propiciar a população mais facilidade de acesso, transparência e participação ativa do cidadão, assim podendo enviar sugestões, relações e tirar dúvida.
No dia 15 de julho no mesmo ano, a Câmara Municipal fez o lançamento da primeira edição da Cartilha de Serviços do Cidadão, uma ferramenta criada com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, tanto da Câmara quanto da Prefeitura Municipal, como também informar endereços, telefones, horário de atendimento de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e nacionais.
No ano de 2019, com os recursos economizados pela Câmara Municipal foi possível ser devolvido uma sobra à Prefeitura Municipal no valor de R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais), que foi utilizado para construção de salas de aula na Escola Cecília Meireles